As obras do Parque Tecnológico de Várzea Grande, um dos maiores empreendimentos do setor na região Centro-Oeste, estão em fase final de execução, com 80% da construção já concluída. Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, a expectativa é que a obra física seja finalizada até o início de dezembro, permitindo que o espaço comece a ser equipado logo em seguida.
“A empreiteira nos projetou para o início de dezembro entregar 100% da obra física, e nós vamos começar a equipar a partir disso”, afirmou o secretário. Ele também destacou que a pavimentação asfáltica ao redor do complexo, uma contrapartida da Prefeitura, já teve a licitação concluída e deve começar em setembro.
Apesar do avanço, Kardec explicou que a data exata de entrega do Parque Tecnológico dependerá de decisões do governador e do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.
“Podemos dar um presente de Natal, mas também podemos dar um presente de Carnaval. Estamos preparados para equipar o Parque Tecnológico e fazer acontecer”, disse.
A retomada das obras do Parque Tecnológico, que ficaram paralisadas por 10 anos, é um marco para Várzea Grande. Quando concluído, será o maior parque do tipo na região Centro-Oeste, posicionando a cidade como um polo de inovação e tecnologia.
Na quinta-feira (29), o secretário Allan Kardec participou de uma reunião com o presidente da agência pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, onde solicitou um aporte de R$ 10 milhões para equipar o Parque Tecnológico com os melhores computadores do Brasil. O espaço será destinado a data centers, computadores de alta tecnologia, infraestrutura de fibra óptica, além de abrigar cursos voltados para a formação de programadores e especialistas em inteligência artificial.
“Nós queremos preparar as indústrias de Várzea Grande e de Mato Grosso para essa virada tecnológica”, ressaltou Kardec.
Escola Técnica no Cristo Rei
Várzea Grande também será contemplada com investimento do Governo do Estado na construção de uma Escola Técnica Estadual, na região do Cristo Rei. A unidade terá um foco em cursos técnicos nas áreas de informática e saúde, incluindo formações em enfermagem, laboratório e saúde bucal.
A nova escola é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que está remanejando a escola Dunga Rodrigues para se tornar uma instituição mista. Os alunos cursarão o ensino médio com a formação técnica durante o dia e, à noite, serão oferecidos cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio.
Allan elogiou o trabalho do prefeito Kalil Baracat, destacando que a gestão municipal tem sido fundamental para garantir a segurança dos investimentos do Governo do Estado em Várzea Grande.
“O Kalil deu segurança para que o Governo de Estado pudesse colocar recursos aqui e fazer convênios com a Prefeitura, porque tem feito um trabalho sério. Aquilo que ele compromete conosco, ele entrega. Isso dá segurança para o secretário de Estado e o Governo do Estado continuarem investindo em Várzea Grande”, concluiu.