Janaína Riva destaca pioneirismo da Casa de Sarita: “Projeto deveria ser estadual de tão grandioso que é”

Projeto pioneiro em Mato Grosso, a Casa de Sarita é a primeira casa de acolhimento e de capacitação das mulheres, dando apoio psicológico e oferecendo cursos de qualificação para que elas saiam do ciclo da violência e possam ganhar seu próprio dinheiro. No local, elas também têm atividades socioeducativas e acesso a cuidados da saúde feminina, em um verdadeiro empoderamento feminino.

“Você dá à mulher uma nova perspectiva de vida, dando condições dela sair desse ciclo de violência, ampara com um psicólogo, você trata a família. A Casa de Sarita é um projeto que deveria ser um projeto estadual de tão grandioso que ele é”, disse a deputada estadual Janaína Riva (MDB), no programa eleitoral do candidato e prefeito Kalil Baracat (MDB), que foi ao ar nesta quarta-feira (11.09).

Mulheres que buscam as atividades da Casa de Sarita ou as que são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social têm as vidas transformadas após participarem dos cursos e pelo tratamento psicológico.

“Eu era uma pessoa há três meses, antes de chegar aqui na Casa de Sarita, tanto psicologicamente quanto na saúde também. Com os cursos que você aprende aqui, você pode começar a fazer em casa você mesma. Minha vida mudou”, disse a aluna Marta Ferreira.

Outra aluna da Casa de Sarita, Tais Fernanda, também saiu de um estágio de depressão para aprender o curso de manicure, algo que ela sempre sonhou em fazer desde criança.

“Eu cheguei com a depressão, então eu fui me recuperando, aí surgiu o curso de manicure. Antes de terminar o curso, eu comecei a atender e eu posso dizer que eu sou uma manicure de sucesso. Graças à Casa de Sarita, minha vida melhorou muito, porque eu não tinha renda, eu não estava trabalhando e mudou tudo na minha vida”.

Ações para mulheres

No programa eleitoral, Kalil Baracat destaca uma das ações de que ele se orgulha: a maternidade municipal, que garantiu o nascimento de mais de 4.500 novos várzea-grandenses no período de 3 anos.

“Quando nasce uma criança, nasce também a esperança de um futuro melhor. A nossa gestão entregou a primeira maternidade pública da história de Várzea Grande, uma grande conquista para as famílias várzea-grandenses. Com a maternidade, as mulheres podem fazer seus exames e o acompanhamento da sua gravidez com um espaço mais estruturado e isso melhorou e ampliou a capacidade do atendimento na cidade”.

Mãe e avó, Ana Regina acompanhou o nascimento do neto e destacou o atendimento humanizado recebido pela filha dela. Grávida de mais um filho, ela pretende trazer o filho ao mundo na maternidade municipal.

“A minha experiência lá com a minha filha foi sensacional, eu gostei. Eles são muito humanos. Quando eu vi que a minha filha estava bem, que o meu neto estava bem, foi uma imensa gratidão porque eles a trataram com muito amor. Meu bebê, eu vou ganhar lá porque para mim foi um exemplo”.

COMPARTILHE