Várzea Grande melhorou acolhimento com entrega de novos espaços

 

O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) e candidato à reeleição inaugurou três casas de acolhimento, em menos de quatro anos de gestão. Cada espaço, além de abrigar com conforto e dignidade, realiza o atendimento multidisciplinar de públicos diferentes em situação de vulnerabilidade social.

São eles, a Casa das Meninas, para crianças e jovens de sete a 17 anos e 11 meses em acolhimento institucional, a Casa de Acolhimento “Rogina Marques de Arruda”, para acolhimento e tratamento as pessoas em situação de rua, e a Casa de Amparo das Mulheres, para as vítimas de violência doméstica.

“Essas entregas são apenas alguns dos exemplos do nosso compromisso contínuo com a construção de uma Várzea Grande melhor e mais inclusiva. Estamos investindo em estruturas e programas que promovem o bem-estar e a proteção de todos os nossos cidadãos, com especial atenção às crianças, mulheres e às pessoas em situação de vulnerabilidade.”, garante o prefeito Kalil Baracat.

 Casa das Meninas

A primeira entrega aconteceu no início da gestão Kalil Baracat, quando Várzea Grande passou a contar com uma casa de acolhimento para meninas, destituídas do poder familiar, antes, uma mesma casa atendia menores de ambos os sexos.

Com a nova instalação, até 20 crianças e jovens recebem conforto e suporte adequado. Com uma equipe psicossocial e pedagógica, as adolescentes são matriculadas em escolas e têm acesso a cursos formativos, como o Qualifica Mais, outra iniciativa do emedebista, além de suporte para ingresso no mercado de trabalho ao completarem 18 anos.

Casa de Acolhimento “Rogina Marques de Arruda”

Inaugurada em maio de 2022 pelo prefeito Kalil Baracat, o espaço tem se destacado como referência no tratamento de pessoas em situação de rua.

Com capacidade para 25 residentes, o espaço oferece um ambiente estruturado com acesso a assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e diversas atividades terapêuticas, incluindo ginástica laboral e sessões de cinema. Os residentes recebem medicação e participam em rodas de conversa, proporcionando uma abordagem holística para a reabilitação e reintegração social.

Casa de Amparo das Mulheres

A Casa de Amparo às Mulheres, inaugurada em março deste ano, é um exemplo de como a cidade está investindo em estruturas mais adequadas para o acolhimento. A casa oferece um ambiente confortável e acolhedor, com quatro quartos, sendo duas suítes, banheiros sociais e uma área espaçosa para refeições e relaxamento.

Este espaço foi criado para receber mulheres e crianças que chegam em busca de segurança e suporte emocional, oferecendo um refúgio fundamental para aquelas que enfrentam situações de violência doméstica.

COMPARTILHE