“De todos os avanços que fizemos na saúde pública de Várzea Grande, a expansão na cobertura da saúde primária certamente será o mais significativo, que mais faz diferença no dia-a-dia da população. Praticamente triplicamos o número de Agentes Comunitários de Saúde em menos de quatro anos”, comemorou o prefeito de Várzea Grande e pré-candidato à reeleição pelo Movimento VG Melhor, Kalil Baracat (MDB).
Como explica o emedebista, ao assumir a gestão, em janeiro de 2021, a cobertura na Atenção Primária era de 22% e atualmente atinge 65%. “E vamos chegar a 100% até o final do ano. Nós já chamamos boa parte dos agentes que fizeram o processo seletivo e vão ser chamados para que as pessoas consigam uma cobertura 100% da cidade. Tem unidades que estão em construção. Assim que ficarmos prontos, vamos acabar esperando o restante do processo seletivo. Mas lembrando que nós tivemos um avanço no município na atenção primária, a gente consegue desafogar a secundária e terciária”.
A garantia de acesso à saúde primária é um dos grandes avanços da gestão do MDB, em Várzea Grande. O atendimento mais próximo de casa, mais próximo da realidade das comunidades é feito de forma eficiente e eficaz se tornou possível na cidade. Para preconizar uma medicina preventiva, duas frentes de trabalho ganharam corpo e forma na cidade: A primeira foi reformar todas as unidades públicas municipais de saúde e a segunda, foi triplicar a cobertura na oferta de serviços básicos, com as equipes do programa de Saúde da Família .
Esse é um trabalho que não pode ser medido apenas pelas cifras aplicadas e investidas, mas sim, pelo aumento do alcance dos serviços e pela resolutividade dos atendimentos, como frisa o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.
ACS – Todas as 75 equipes de Saúde da Família são formadas por médico, enfermeiro, auxiliar e um agente comunitário, que têm um papel fundamental no controle e prevenção de doenças na comunidade. Por meio desses atendimentos, muitos deles feitos na casa do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), muitas enfermidades de fácil diagnóstico e monitoramento, bem como doenças graves, são descobertas. Essas equipes acabam sendo a porta de entrada de muitas pessoas na saúde pública.
ÚNICA DE MATO GROSSO – “Somos o único município contemplado com recursos do Novo Pac com recursos para construção de uma maternidade 100% SUS do estado de Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo governo federal, na semana passada, por meio do Ministério da Saúde, que acatou nosso projeto”, reforçou o prefeito.
Os recursos, R$ 103 milhões, serão destinados via governo federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), eixo saúde.
O modelo para Várzea Grande é do tipo 1: com 8.200m2 e capacidade para até 100 leitos. Será construído no bairro Frutal de Minas, próximo ao bairro Nova Várzea Grande, onde funciona o Hospital Municipal e Pronto-Socorro, bem como uma maternidade. O terreno já havia sido desapropriado pelo Município.
Como explica o prefeito, a atual maternidade – Hospital Materno Infantil ‘Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo – é o primeiro em toda a história da cidade a atender de forma gratuita, ou seja, 100% pelo SUS, e foi implantado em sua gestão, em 2021, porém, funciona em um espaço localizado pelo Município. “Com o apoio já assegurado pelo Ministério da Saúde, fruto de mais uma parceria e união política de Várzea Grande, junto à Bancada Federal, vamos ter uma sede própria, totalmente edificada para atender às necessidades de nossas parturientes e dos recém-nascidos. A secretaria municipal de Saúde já tem um projeto, eu tive a oportunidade de acompanhar essa elaboração e posso garantir que como nunca, os várzea-grandenses nascerão em Várzea Grande”.